Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

4G: O QUE É, SITUAÇÃO NO BRASIL E MUITO MAIS!

Só se fala nela, é lançamento no Brasil, é novidade, seja bem-vinda, 4G!
♪ Tudo muito bom, tudo muito bem, mas qual a diferença em relação à 3G, hein? ♫
É boa, é ruim? É isso que vamos ver agora!

4GO QUE É 4G?

4G é a 4ª Geração (4th Generation) de internet móvel (para celulares, smartphones, tablets, notebooks, netbooks e afins). Sucessora da 3G (óbvio).
E enquanto estamos engatinhando no 4G, já estão preparando a 5G. Mas isso é conversa para daqui muitos anos:

DIFERENÇAS ENTRE 3G E 4G

Além do nome e para falar em termos simples, a diferença básica entre o 3G e o 4G logicamente é a velocidade que pode ser atingida, enquanto que na melhor tecnologia do 3G o máximo que se pode chegar é 21 Mbps (Megabits por segundo), o 4G pode chegar a 100Mbps.
É lógico que aí o pessoal está falando na velocidade que pode ser atingida (nominal) que sempre fica bem longe da velocidade real. Os motivos para isso são os mais diversos, mas as operadoras é que limitam o acesso, que fica mais lento. Na prática, a diferença de velocidade pode ser de 5 a 10 vezes mais rápida que a do 3G.
Veremos mais a seguir outra diferença técnica mas que está dando o que falar: a frequência de operação!

MEU APARELHO 4G “ACEITA” REDES 3G?

Sim, se o 4G não funcionar ou se você contratar o 3G, pode usá-lo normalmente.

E O IPHONE 5 E O IPAD DE TERCEIRA GERAÇÃO?

Nenhum dos 2 aparelhos funcionará (ainda) com o 4G no Brasil. Isso porque os aparelhos simplesmente operam em uma frequência diferente da qual o 4G brasileiro vai funcionar. O governo diz que vai “liberar” a frequência de 700 Mhz, que hoje é ocupada pelo sinal da TV analógica! Se isso acontecer, iPhone 5 e iPad “terceiro” acessarão redes móveis 4G no Brasil!

4G NO BRASIL

Assim como no 3G há várias tecnologias com siglas que confundem os usuários. No caso do 4G, as tecnologias WiMax e a LTE (Long Term Evolution). A LTE, que é usada na Europa, levou vantagem e foi oficializada no Brasil. Tanto é que muitos celulares compatíveis com 4G estão com a sigla no nome. Bons exemplos são os aparelhos da Samsung: Galaxy S3 LTE e Galaxy Note 2 LTE
PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor já aconselhou a esperar antes de adquirir celulares e os planos 4G. A Anatel, órgão do governo, diz que não é nada disso:
Eu prefiro esperar, pois a experiência mostra que devemos ter calma, principalmente quando o assunto é redes móveis. Medite igual esse tiozinho:
De todo modo, as 6 cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador) já estão sendo atendidas pelo 4G.
As cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 receberão o 4G ainda em 2013. Todas as cidades com mais de 100 mil habitantes serão cobertas pela rede 4G até o final de 2016 e cidades com mais de 30 mil habitantes terão pelo menos uma operadora com o serviço até o final de 2017.

FUNCIONAMENTO

Diversos testes estão mostrando que a rede 4G não está funcionando tão bem, apenas em alguns lugares a coisa flui. Aconselha-se aguardar um pouco para comprar um aparelho compatível com a rede 4G, principalmente quanto à frequência que vai ser utilizada. Os aparelhos compatíveis ainda são bem caros e os planos então, nem se fala.

FUTURO

É lógico que quando os planos se estabilizarem, tudo será melhor. Será possível ver vídeos no You Tube sem travamentos, por exemplo. Mas o serviço precisa melhorar muito para nós consumidores.
É só tirar uma base pelos planos 3G atuais: os preços são caros, a velocidade poderia ser bem melhor se as operadoras não a limitassem tanto. As franquias (de consumo de dados) são baixas e se ultrapassadas, a velocidade é reduzida a quase zero. A verdade é que estamos discutindo o 4G enquanto nem o 3G funciona direito!


fonte:http://basicao.info/4g-o-que-e-situacao-no-brasil-e-muito-mais/#.Uk4hQoY3tlt

Nenhum comentário:

Postar um comentário